Abordagem Lean na Indústria 4.0
- sbreval
- 11 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Na abordagem enxuta nas empresas, geralmente podemos evidenciar alguns princípios como o Just in time, autonomação (Jidoka) e o bom relacionamento com os clientes. Como também, várias ferramentas para implementar a cultura de redução de desperdícios e melhoria contínua presentes na filosofia enxuta, tais como o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), ou do inglês, Value Stream Mapping (VSM)
Mapeamento do Fluxo de Valor
Alguns autores consideram o VSM uma das ferramentas base da filosofia enxuta, uma vez que ela é considerada o ponto de início da implementação, e tem como o objetivo estabelecer um diagnóstico do sistema avaliado, guiar o processo de identificação dos desperdícios de produção ao elaborar um mapa do estado atual, e em seguida, consolidar os conceitos do lean a partir da projeção de um mapa do estado futuro.
A partir do VSM criamos o conceito MFV - Maturidade do Fluxo de Valor - que amplia a visão dimensional da curva de valor e a assertividade de atuação no roadmap de transformação digital.
Maturidade e Fluxo de Valor
Para tanto desenvolvemos soluções de medição da maturidade e prontidão da indústria 4.0 (PIMM4.0) com o módulo “Factory in hand” - fábrica na palma da mão, na qual o usuário consegue visualizar as dimensões produtos, manufatura, estratégia, modelo de negócios, logística, pessoas-cultura e sustentabilidade juntamente com o fluxo de valor baseado nos processos, atividades, tecnologias e pessoas.
De um lado o Lean com o VSM e de outro a Maturidade permeando todo o fluxo de valor de forma objetiva e orientadora para a indústria 4.0. A imagem realça uma tela Mobile.

Commentaires