Centro Avançado de Maturidade e Prontidão da Indústria 4.0
- sbreval
- 1 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Com base em inúmeras iniciativas (academia, indústria e sociedade civil) estamos criando um centro de estudos avançado sobre a maturidade e prontidão da indústria 4.0. Entrelaçamos projetos de iniciação científica, de extensão, de P&D, além de trabalhos de graduação e mestrado o que propiciou um aprofundamento da temática no âmbito do Polo Industrial de Manaus (PIM). Vale ainda o registro do Projeto Jornada Amazônia 4.0 - ABDI e INDT - que foi possível desenvolver a matéria em 20 empresas industriais em Manaus.
Projeto Jornada Amazônia 4.0
Com execução do INDT e promovido ABDI atuamos em parceria com a medição da maturidade e prontidão da indústria 4.0 em 20 empresas do projeto, com capacitação, medição e implantação de soluções no chão-de-fábrica (em andamento). Dentre elas: Multi, Cometais ,Digitron, Midea, B&Z, Tutiplast, Tenneco, Steck, Isheng, Ox Bike, Jimmy, Nansen, Eternit, Avanplas, 3 elementus e BIC.

Projeto de Iniciação Científica
Nossa pesquisadora-aluna Ana Paula do Nascimento atuou na empresa RANAM, com apoio de sua diretoria, na pessoa do Guilherme Schneider, utilizando o modelo PIMM4.0 (pimm40.tech) em suas diversas dimensões. O projeto está registrado no programa PIBIC/PAIC 2023/2024 com apoio do Prof. Dr. Manoel Carlos de Oliveira Júnior.
A base no projeto é a manutenção da matriz industrial de geração de renda, desenvolvimento econômico e parcela importante do PIB do Estado do Amazonas, concorre para a necessidade de atualização e latente reordenamento das tecnologias fabris. Ou seja, precisa-se da evolução do parque fabril instalado, e neste talante não há evidências na literatura de um mapeamento da maturidade da Indústria 4.0 das empresas instaladas no PIM (subsetor eletroeletrônico) que é a base para esta nova revolução industrial.Daí a necessidade do emergente entendimento do estágio de implantação, considerando a capacidade, gerenciamento, engenharia, infraestrutura e sistemas de informação, com seus respectivos graus de maturidade amparados em ferramenta matemática.

Trabalhos de graduação e Mestrado

Os trabalhos foram estudos de casos em empresas do PIM, inclusive com artigos publicados no SIMPEP - promovido pela UNESP em Bauru, com excelentes notas de avaliação.
A MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0 EM UMA INDÚSTRIA DE ELETROELETRÔNICOS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS - UM ESTUDO DE CASO
MATURIDADE NA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO EM UMA FABRICANTE DE ELETROELETRÔNICOS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS POR MEIO DO SISTEMA PIMM4.0
A CADEIA DE SUPRIMENTOS NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS: ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS, TVS E MICRO-ONDAS PARA MAXIMIZAR A PRODUÇÃO E SERVIÇOS.
MATURIDADE DA DIMENSÃO “MODELO DE NEGÓCIOS” EM UMA INDÚSTRIA TERMOPLÁSTICA COM VISTAS À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA 4.0
ANÁLISE DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ELETROELETRÔNICOS DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS
MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DE CASO DE UM FABRICANTE DE TELEVISORES NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS

Projetos de Extensão
O projeto PACE-00964/2022/02 - com o título "Conceitos e Difusões da Indústria 4.0" tem os seguintes objetivos específicos:
1. Identificar as tecnologias da Indústria 4.0 presentes no Polo Industrial de Manaus;
2. Analisar o impacto da indústria 4.0 na capacidade produtiva do Polo Industrial de Manaus;
3. Elaborar relatório final do projeto.

Encontro com empresários - LUMIT e FDC
Foi Promovido pela LUMIT - FDC (Fundação Dom Cabral) um meeting com empresas industriais com o enfoque na Indústria 4.0, de forma didática e prática buscar os entendimentos sobre o tema. Discutimos sobre os eixos Gestão, Processos e Tecnologias.

Apreentação no IFAC - International Workshop on Enterprise Integration, Interoperability and Networking

Vamos apresentar o paper "Strategic roadmap for digital transformation based on measuring industry 4.0 maturity and readiness" onde estamos criando um roadmap estratégico para a transformação digital baseado em building blocks e medição da maturidade e prontidão pelo PIMM4.0.
Este trabalho é um dos produtos do Pós-doutorado na Politécnica da USP que estamos cursando sob a supervisão do Prof. José Reinaldo Silva. (dlab.poli.usp.br) do DLAB que tem como missão investigar processos em Design de Engenharia que possam ajudar pesquisadores e profissionais a abordar o design de sistemas, produtos e serviços inovadores e desafiadores, especialmente aqueles definidos como automatizados ou mecatrônicos. A pesquisa inclui Engenharia de Requisitos, Modelagem Formal e Projeto, Comunicação de Projeto e Verificação Formal usando representação baseada em Redes de Petri e Inteligência Artificial. O Design Lab compõe o grupo de pesquisa do CNPq: Mecatrônica: Modelagem, Controle e Decisão.
Comments