M2M - Conceitos e Impactos na Indústria
- sbreval
- 10 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2023
A revolução digital tem impulsionado a adoção de tecnologias inovadoras em todos os setores, e o Machine-to-Machine (M2M) tem desempenhado um papel fundamental nessa transformação. O M2M refere-se à capacidade de dispositivos e máquinas se comunicarem entre si, compartilhando dados e executando tarefas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.
Automação de tarefas rotineiras
Uma das principais contribuições do M2M para a produtividade empresarial é a automação de tarefas rotineiras e repetitivas. Com a capacidade de dispositivos se comunicarem e executarem ações de forma autônoma, as empresas podem reduzir a dependência de intervenção humana em processos operacionais.
Melhoria na eficiência e velocidade dos processos
O M2M possibilita a troca de informações em tempo real entre máquinas e sistemas, o que leva a uma melhoria significativa na eficiência e velocidade dos processos empresariais. Por exemplo, em uma linha de produção automatizada, os dispositivos podem se comunicar para otimizar a sequência de produção, evitar gargalos e minimizar desperdícios.
Monitoramento e manutenção preditiva
Outro benefício do M2M é a capacidade de monitorar e coletar dados em tempo real de dispositivos e máquinas. Esses dados podem ser analisados por algoritmos e sistemas de inteligência artificial para identificar padrões e tendências, permitindo a detecção antecipada de problemas e a implementação de manutenção preditiva.
No PIMM4.0 tal relação é medida dentro da dimensão “Modelo de Negócios” considerando o entendimento de suporte à estratégia e melhoria de processos advém do modelo adotado.
Otimização da cadeia de suprimentos
A conectividade M2M também desempenha a capacidade de compartilhar informações entre fornecedores, transportadoras e empresas, é possível obter uma visibilidade em tempo real de todo o fluxo de materiais e produtos. Como resultado, a produtividade é aprimorada ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final aos clientes.
M2M no PIMM4.0
O PIMM4.0 na sua dimensão “Manufatura e Operações” contempla a medição da variável “M2M”. A percepção inicial é entender como as máquinas e sistemas estão interligados e qual nível de interoperabilidade em termos de integração, compartilhamento, compatibilização entre os ativos.
Referências
KIM, Jaewoo et al. M2M service platforms: Survey, issues, and enabling technologies. IEEE Communications Surveys & Tutorials, v. 16, n. 1, p. 61-76, 2013
OZTEMEL, Ercan; GURSEV, Samet. Literature review of Industry 4.0 and related technologies. Journal of Intelligent Manufacturing, v. 31, n. 1, p. 127-182, 2020
WU, Geng et al. M2M: From mobile to embedded internet. IEEE Communications Magazine, v. 49, n. 4, p. 36-43, 2011.

Comments